Raça Preta

vitelo

Um texto publicado cerca de 1850 referia uma raça de bovinos então designados por Gado da Terra cujas características sugerem os animais da Raça Preta, como sejam a heterogeneidade de conformação, pelagens e distribuição dos rebanhos nas margens do rio Tejo. A origem desta raça é controversa, sendo alguns especialistas defensores da hipótese de que tenha resultado de cruzamentos entre o Negro Ibérico com animais da Raça Brava, de bovinos do planalto de Miranda e da planície alentejana.

Anteriormente à mecanização da agricultura, os bovinos da Raça Preta tiveram um importante papel na realização das tarefas agrícolas, sendo a sua preferência baseada na capacidade de trabalho, robustez e tolerância às variações de qualidade e quantidade de alimentos.

O reconhecimento da boa adaptação dos bovinos de raça Preta a áreas geográficas com solos pobres, enquadrados em sistemas de produção de baixo impacto ambiental, tem levado ao aumentado nos últimos anos dos efectivos destes animais. No entanto, a raça Preta é ainda classificada “em vias de extinção”, beneficiando de incentivos estatais para a sua manutenção.

 Copyright © 2008 | ACBRP Contactos | Sitemap | Desenvolvido por: Ruralbit